Acho super importante valorizarmos os cases de sucesso da nossa gastronomia regional e sempre que possível, vou utilizar este blog para disseminá-los, ok?
Como a história é muito comprida, vou sintetizá-la...vamos lá...dizem alguns estudos que o pão de queijo começou a se tornar mais conhecido na década de 1960. Nas fazendas de Minas Gerais, as cozinheiras preparavam-no em uma época que havia grande oferta de leite, ovos e queijos, em função da expansão da pecuária. Além dos ingredientes acima, elas utilizavam o polvilho, mais conhecido como amido da mandioca, que sempre foi considerada "o pão" do índio brasileiro.
A origem do pão de queijo se confunde com a própria origem da culinária mineira, porque acompanha a evolução de seus ingredientes: primeiro surgiu a goma, vinda da mandioca sob a forma do polvilho doce ou azedo; depois a gordura de porco, o sal, o ovo, o leite, a nata, a manteiga e por último o queijo, que aos poucos incorporou-se ao biscoito de goma (precursor do pão de queijo) moldados sob a forma de pequenas bolinhas e finalmente assados.
A popularização dele se deu através do comércio, primeiramente dentro do próprio estado e depois através da disseminação da rede de franquias Casa do Pão de Queijo nas principais capitais do país. A simpática senhora da foto acima (não confunda com a tiazinha inglesa cantora, hein!), a Dona Arthêmia, mãe do empreendedor que criou a marca e o logotipo, foi a grande responsável pela criação da famosa receita que se tornou conhecida mundo afora.
Para quem é de família mineira ou convive com amigos que nasceram lá, sabe que sempre que for visitá-los, eles serão sempre muito hospitaleiros e te oferecerão sempre um café coado na hora, acompanhando, claro, de um irresitível pãozinho de queijo...veja abaixo, como é fácil a preparação desta gostosura:
Ingredientes
130 gramas de Leite
100 gramas de água
40 gramas de óleo de soja
150 gramas de ovos
300 gramas de queijo meia-cura ralado
30 gramas de queijo parmesão ralado
425 gramas de polvilho doce
20 gramas de sal
Modo de preparação
- Ferva o óleo, o leite, o sal e a água juntos.
| - Coloque o polvilho em uma bacia. - Levantando fervura, desligue o fogo, escalfe o polvilho e deixe esfriar. - Faça uma farofa. - Acrescente os ovos, queijo meia-cura e parmesão. - Passe a trabalhar a massa com as mãos . - Deixe a massa ficar solta para começar a bolear. - Faça as bolinhas no tamanho desejado. - Coloque-as separadas em uma assadeira untada (com manteiga) - Leve para assar em forno médio (180 o C), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. - Quando começar a corar, retire-os do forno e sirva imediatamete. Bom apetite e divirta-se !!! |
Boa receita.. Vou testar neste fds !
ResponderExcluirOi mano, belissimo texto!(Seguiu meus conselhos né? Tá no caminho certo.) Achei que vc contou a historia do pão de queijo de uma maneira bem bacana e didática. Um grande abraço
ResponderExcluir