sábado, 12 de março de 2011

Branqueamento - Processo para conservação e realce das cores vivas dos alimentos

Trabalho com impressoras já faz alguns anos. Uma das coisas que aprendi é quanto a cor faz diferença na impressão de um documento - chama mais a atenção, fica mais atraente e prende  mais o interesse do leitor, ao contrário do preto, que é básico, comum e sem nenhum grande apelo visual.

Na gastronomia, temos que criar diferenciais para o prato que será servido com intuito de fisgar um cliente, amigo ou nossa própria família. Um deles, com certeza, é a escolha dos alimentos que possuam cores que sejam atrativas aos olhos dos consumidores.

Existe um processo chamado branqueamento (preferiria coloramento, mas...), que pode ser utilizado justamente para realçar as cores e para conservação destes alimentos.

O processo é simples: mergulha-se os alimentos (mais indicado para vegetais, legumes e frutas) durante pouco tempo em água fervente e na sequencia, os mesmos devem ser mergulhados em água gelada.
O tratamento térmico é destinado principalmente a inativar as enzimas que podem deteriorá- los e para dar um "up" na coloração dos mesmos.

É importante comentar também que os alimentos assim preparados podem ser congelados até seis meses e passar diretamente do congelador para a panela, a fritadeira ou o forno e sendo, para isso, conveniente que eles sejam cortados em pequenos pedaços antes do branqueamento.

Façam a experiência em casa e comentem o resultado neste blog, ok! Encaminho abaixo um video que achei bem interessante e que pode ajudá-los nesta verdadeira aula de química. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário